Guia Básico: Criando Vilões
- ROAAARRR! EU SOU UM DRAGÃO DE 16 CABEÇAS QUE VAI DESRUIR A CIDADE E PEGAR A PRINCEZINHA E DEIXAR UA PESSOA VIVA PARA PODER ME DESTRUIR NO FINAL!
- Eu sou um cientista maluco que inventou um vírus mortal para soltar no meio da cidade MUAHAHAHAHA
- Eu éra dos bons, mas queria algo mais, essas regras nao me deixavam em paz, traí o lado bom e fui para o lado negro da força.
Diversos tipos de Vilões existem por ae em todos (ou quase todos) os jogos.
Bom, vamos abordar alguns tópicos para lhes ajudar na construção de um vilão para seu jogo:
-Personalidade
-Ponha dúvidas
-Objetivo
-Amigos dos Vilões
Personalidade:
Bom, todos tem personalidade, mas poucas vezes isso é exposto num jogo.
O vilão na maioria das vezes é super mau e quer destruir tudo e grita com todo mundo, nada mais.
Meio comum, não?
Claro que muitos vilões fazem isso, é comum por exemplo ver o coringa querer destruir tudo sem motivo, mas isso pode ser clichê e seu game
pode ficar mehor se você por mais "porquês" ao jogo.
Que tal deixar aquela pinta diferente no vilão, colocando talvez um cérebro nele, ou uma personalidade rabujenta? Que tal engraçada?
O vilão é quase o personagem principal do jogo, ele merece atenção, se o vilao só aparece no final do game, o jogador pode perder o interesse de matá-lo.
Se o jogador não conhece o vilão, logo ele será esquecido e o game pode perder a graça.
Ponha Dúvidas ao Jogador:
Esse ítem é CRUCIAL para um jogo te deixar de queixo caído.
Você demora 1 século para caçar o vilão, descobrir o que ele estava fazendo, e quando chega quase lá, você se depara com outras alternativas e vê que o vilão queria outra coisa.
Vou citar um exemplo
que pode ser Spoiler sobre naruto:
Todos achavam que o Itachi era terrível, do mal, vilão de uma figa e etc.
Caçamos ele a historia inteira, chegamos no meio e vemos que ele só queria proteger seu irmão...
Isso me deixou de queixo caído MESMO.
Acho muito importante, pra um jogo ser FERA, você surpreender o jogador ao extremo, fazer tudo parecer "X" pra no final você ver que é "Y"
Tente pensar como jogador também e não só como maker, pense no que o jogador estaria pensando até agora e aí ponha sua criatividade à prova para surpreender o jogador.
Objetivo:
Todo mundo tem um objetivo, o de herói geralmente é derrotar o vilão, e o do vilão?
Na maioria das vezes não é derrotar o herói, o herói se passa mais como obstaculo no caminho do inimigo.
-VOU DESTRUIR O MUNDO E GOVERNAR UMA CIDADE EM RUINAS SOZINHO ATÉ MORRER! MUAHAHAHAHA
Acho que isso ja passou do nível clichê né?!
Por que alguem iria querer destruir tudo? Seria bom colocar um motivo (Se eu destruir tudo vou poder vingar a morte de alguem/ vou poder conquistar a Deusa maligna/ etc)
Tem que ter um motivo, uma história, algo tocante, dramático... Ou não... Pode ser que ele não queira destruir tudo e sim ajudar a si mesmo em algo. Por ex:
"Minha filha está doente, preciso de dinheiro para tratamentos, vou ser obrigado a roubar!" (homem de areia - Homem Aranha 3)
Esse vilão tem um motivo, apesar de ele ser um vilão por falta de opção.
Se este personagem pudesse ele não faria coisas "más".
Então algo muito bom seria colocar uma razão pelo qual o vilão realmente é um... Vilão.
Comparças:
Quase todo vilão não trabalha sozinho, sempre tem alguns caras que o ajudam como:
-Seu braço direito: O cara que sempre está com ele, que o ajuda, seria como um melhor amigo do vilão. Este é muito importante aparecer com frequencia no jogo.
-Mestre maior: O Vilão geralmente é o bonzão, mas tem alguem por cima dele, que lhe dá ordens e bota moral no vilão.
-Conselheiros: Aqueles chatos que sempre criticam e levam bronca do vilão.
Subordinados: Os escravos do vilão que só recebem ordem e geralmente são partidos no meio sem motivo num ataque de raiva do vilão.
Imaginem um vilão sem esses caras, seria como?
Ele seria fraco e vulnerável.
Vilão sem comparças: Como é no caso do vilão de final fantasy, ele não tem comparças, um ou outro o ajuda de vez em quando como no filme mas ele é forte o suficiente para se afirmar sozinho.
Se você quer que seu vilão trabalhe sozinho, faça-o imprecionantemente forte, f###, e faça com que os olhos do jogador brilhem vendo ele, "putz, que cara f###, ele podia ser herói" HAHA.
Concluindo:
Bom, para concluir eu digo:
Este tutorial foi feito com as melhores intenções, claro que este é o meu ponto de vista baseado nos jogos e filmes famosos de sucesso.
Bom, aceito críticas e sujestões, bom projeto para vocês makers!